sexta-feira, 3 de junho de 2011

Armando Silva Imaginários urbanos Latino-americanos


O Instituto Cervantes apresenta
 dentro do seu programa “Aires de Familia” a:

Armando Silva
 Imaginários urbanos Latino-americanos

Armando Silva é PhD. em Literatura Comparada na Universidade da Califórnia. É autor de quinze livros entre os quais estão Imaginarios urbanos (1992) e Álbum de familia (1998), obras de grande impacto intelectual e acadêmico em diversos países e que foram traduzidas para várias línguas. Durante sua carreira de pesquisador e criador recebeu reconhecimentos de várias universidades e entidades como UNESCO, Associação de Ex-alunos das Universidades da Califórnia e Documenta, na Alemanha. É professor da Universidade Nacional da Colômbia

Imaginários urbanos e cidade

08/06, 19:30

Auditório do Instituto Cervantes

 

 

- Como se constroem os imaginários urbanos dominantes no começo do século XXI na Ibero-américa? O imaginário de vizinhos:  amores e ódios entre fronteiras, os limites imaginados, os medos urbanos, os desejos dos cidadãos
- O outro como motivo urbano. Como o resto da América Latina imagina São Paulo? E Buenos Aires? México? Bogotá? Lima e Quito? Santiago? A fronteira imaginada e desejada.

Esta conversa aberta acontecerá ao mesmo tempo em que serão projetadas imagens de atitudes cidadãs nas quais ficções coletivas estabelecem modos de percepção. No intervalo serão apresentados sons das cidades (trânsito, narração esportiva – como a narração de um gol em Buenos Aires – ou vozes de propagandas e sons de rádios indígenas no México)  e clipes sobre como são construídas personalidades urbanas em: Tijuana (México) e La Paz (Bolívia).

 

Imaginários urbanos e Arte pública

09/06, 19:30hrs

Auditório do Instituto Cervantes

 

-       “Ecologias estéticas”. O desenvolvimento de uma arte que abandona o objeto e se concentra nos significados. A arte de hoje não depende de substâncias, mas sim de origens em estéticas locais. Isto paralelamente ao desenvolvimento de uma  formação dos urbanismos cidadãos.
-       Ideia da contemporaneidade: mais que arte estética; mais que cidade, urbanismos cidadãos…”.  ( do meu próximo livro: grafiti y arte público)
-       Linha de coincidência sobre o mesmo objeto: da arte dos artistas aos imaginários dos cidadãos, dominados pela estética e pelo fantasma urbano.

Este bate-papo aberto será acompanhado por projeções de grafiti de todo o mundo, arte urbana e arte pública e serão apresentados critérios (visuais, plásticos, cognitivos) para distinguir os 3 sub-gêneros urbanos. Porque o grafiti não é arte pública, mas se inspira em todos os formatos dela (físicos, virtuais…) e assim repete algumas estratégias grafiteiras.

Serviço:

Armando Silva
Imaginário urbanos

08/06 às 19h30
Imaginários urbanos e Cidade
09/06 às 19h30
Imaginários urbanos e arte pública

Auditório do Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439 – térreo
Metrô Consolação
Tel. 11 3897-9609
Gratuito

site – www.spcervantes2011.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário