quarta-feira, 26 de maio de 2010

ESPM-RJ E GLOBO UNIVERSIDADE DEBATEM O NASCIMENTO DO HUMANO, A COMUNICAÇÃO E A CULTURA NA SEGUNDA EDIÇÃO DO “NÓS DIGITAIS”

Rio de Janeiro, maio de 2010 - Toda última segunda-feira de cada mês, a ESPM-RJ, por meio do Pan Media Lab, e o Globo Universidade oferecem ao público, gratuitamente, o Projeto "Nós Digitais": uma oportunidade de debater as transformações e os futuros possíveis da comunicação e do ser humano. Trata-se de uma série de encontros que, alinhando palestras e debates com peças interativas e performances, reflete sobre as transformações da sociedade e da comunicação, desde o aparecimento da vida até o surgimento das mídias digitais, em busca de um melhor entendimento do mundo contemporâneo e dos seus possíveis desdobramentos.

O segundo encontro da série será realizado no dia 31 de maio, às 19h, no Oi Casa Grande. Com o tema “O nascimento do Humano – Comunicação e Cultura”, terá como palestrante o biólogo e neurocientista, diretor adjunto de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Stevens Rehen. Os mediadores da palestra serão os curadores do evento: o professor de estudos de mídias e comunicação da ESPM-RJ, Vinicius Andrade Pereira, o físico Luiz Alberto de Oliveira e o músico e escritor Fausto Fawcett.

Em torno do tema central do encontro, os tópicos mais relevantes a serem abordados são: a especificidade do humano; as sociedades orais; as fases da evolução da fala; o nascimento da função simbólica; a revolução Neolítica e a sedentarização da espécie; os processos de significação e os suportes para a memória e Natureza X Cultura. Como em todos os eventos, o encontro se encerra com uma performance poética/musical do Fausto Fawcett e do grupo Simbiotecnoise, que tem como proposta sintetizar de modo lúdico o tema debatido.


Saiba mais sobre o Nós Digitais -
Por meio de um percurso reflexivo, que vai do aparecimento da vida à cibercultura, a proposta da série Nós Digitais é retomar algumas teorias do campo da comunicação e de campos afins, re-avaliando a importância e o legado destas teorias para o enfrentamento das questões que envolvem o humano e as novas tecnologias da comunicação. Para isso, os encontros da série - sempre às últimas segundas-feiras do mês(de abril à novembro, com exceção de julho) propõem uma dinâmica que implica variados recursos e linguagens, como vídeos, palestras, debates, performances, instalações multi-plataformas e interativa, como meios para potencializar o pensamento e a reflexão sobre cada um dos temas debatidos.

SERVIÇO:
“Nós Digitais”, com Stevens Rehen, biólogo e neurocientista, diretor adjunto de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.
Data e horário: 31 de maio, às 19h
Local: Oi Casa Grande - Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002
Concepção e Coordenação: Vinícius Andrade Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário