segunda-feira, 31 de maio de 2010

GE - Liberdade de Imprensa - Pedro Martins (colaborações)

Olá, colegas, como estão?

Na última aula, estes que estão copiados na mensagem se reuniram para tentar dar início a estudo (Grupo de Estudo) com o tema liberdade de imprensa. A sugestão veio do próprio professor a partir de comentário sobre possível distorção que a mídia estaria fazendo quando trata da questão. Fora toda uma discussão mais ampla a esse respeito, que caberia perfeitamente no curso que estamos fazendo, no momento atual o Brasil vem protagonizando situações bastante pontuais no âmbito da comunicação vista como peça estratégica para o desenvolvimento do país. Em outras palavras, existe um contexto recente de discussões envolvendo a sociedade civil e o governo em torno do que deve ou não ser feito em termos de política e legislação para aprimorar - ou conservar - as formas variadas de se fazer comunicação social no país.

Acho que o trabalho que pensamos em nos propor a fazer poderia começar deste ponto, que, sintetizadamente, é a Conferência Nacional de Comunicação. Talvez um primeiro passo fosse levantar maior número de informações possíveis sobre o tema, para traçarmos o cenário.

A seguir, destaquei alguns links que também ilustram com propriedade o que estou dizendo (se o link não funcionar, copiem e colem).

Enfim, é essa a primeiríssima contribuição que achei importante dar. Vamos ver se conseguimos fôlego para dar continuidade a ideia.

Abraços!


http://comunicoikos.blogspot.com/2010/02/o-forum-e-midia-midia-para-o-forum.html

http://www.envolverde.com.br/index.php?materia=75113

http://altamiroborges.blogspot.com/2010_01_01_archive.html

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,entidades-de-imprensa-debatem-autorregulamentacao,547295,0.htm

* * *


Resposta Solange Sólon Borges


Caros,
estou com algumas coisas reunidas para dar um embasamento neste primeiro ponto de partida apontado pelo Pedro.
Casualmente haverá aqui na Fiesp, terça-feira, um dia inteiro de debates sobre Liberdade de Imprensa e já me escalei para cobrir o evento. Este é um ponto.

Outro é o texto Liberdade de Imprensa do barbudo Marx. Outro, a Questão da Imprensa de Barbosa Lima Sobrinho, tenho ambos e acho que pode contribuir de alguma maneira.

Da mesma forma, segue um texto sobre controle (social), fora do contexto da imprensa, pra refletir...

Augusto Eduardo de Souza Rossini (mestre em Direito), promotor criminal ao atuar no Júri de Santo Amaro, citou o caso do Jardim Ângela (Zona Sul), onde, em um bairro, foi registrada a média de 38 homicídios em um mês no ano de 1995. “Resolvemos trabalhar em rede, com a educação, pois foi constatado que 2/3 das vítimas tinham altas concentrações de álcool no sangue. Com a Polícia Militar, verificou-se que os crimes ocorriam num raio de cem metros de um bar da região.
Começamos, então, a combater o alcoolismo, inclusive com os bares fechando às 22h. Houve uma redução de 80% dos homicídios em alguns pontos”.
Ele aponta, como um dos problemas contemporâneos a ser enfrentado, a educação e o controle. “Hoje a criança e o adolescente são terceirizados: para a babá, para a escola, para o colégio, para a internet e para o traficante aí ela/ele comete um crime...” e comenta um caso: no tribunal, um dia uma mãe desabafou para o filho, já ladrão e dependente do crack, “mas eu te dei tudo!” e ele respondeu: “você não me deu limite”.


Que tal fazer sugestões respondendo no tópico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário